domingo, 23 de abril de 2023

Liv Kristine - River of Diamonds (2023) Noruega


Desde 1998, e durante uma separação amarga de sua banda Leaves' Eyes e parceiro, Liv Kristine lançou uma série de excelentes álbuns de pop rock.
Ela parecia contente na sua nova vida, que combinava treinamento vocal e sua própria música, reeditando mais recentemente o álbum de 2006 'Enter My Religion'. Esta foi aparentemente a primeira de uma série de reedições de seu material solo, então é uma surpresa que – em 2023 – tenhamos um novo álbum.
Ela não está descansando sobre os louros. Ela também contratou o produtor Tommy Olsson, com quem trabalhou na sua primeira banda, Theatre Of Tragedy. Olsson escreveu e tocou a maior parte do material.
A faixa de abertura é um retrocesso ao vocal masculino/feminino “a bela e a fera” que ela foi pioneira com sua banda original. No entanto, é muito mais suave na execução, e a base da música pop/rock o coloca de volta na década de 1980.
'No Make Up' me lembra um pouco de outra grande banda do final dos anos 80 - início dos anos 90, All About Eve. Caracterizada como sempre pelo vocal melódico e melífero de Liv.
Outro ponto de referência - novamente enraizado no final dos anos 1980 - é Simple Minds (em 'Maligna'). Eu não tenho as letras, mas eu ouvi os tons puros e doces de Liv pronunciando “Fuck Him” e “Fuck Her”?.
'Gravity' (e 'Serenity') apareceu pela primeira vez no seu EP 'Have Courage Dear Heart' em 2021. 'In Your Blue Eyes' tem uma sensação de 'Run To You' com um senso semelhante de urgência bem-vinda. A faixa-título apresenta Fernando da banda de gótico/metal Moonspell, enquanto a irmã Carmen Elise Espenæs está listada em 'Love Me High', que continua com uma vibração definitiva dos anos oitenta/gótico.
Uma das duas capas de Jon Lord 'Pictured Within' pode parecer uma escolha incomum, mas funciona bem com seu parceiro Michael mantendo as coisas unidas e confortáveis. Isso me lembra que, mais recentemente, Liv fez um show festivo regular em Nagold, Alemanha: essa música tem um sabor quase sazonal.
'Shaolin Me' nos lembra que há um forte elemento espiritual na música de Kristine hoje em dia, uma busca contínua pela verdade e paz interior, e o que ela descreve como a “voz interior”.
Este é realmente um álbum cinco estrelas, com apenas meia estrela pela inclusão de duas faixas que os fãs já deveriam possuir e um cover bastante ineficaz de 'True Colors'. Se tu exploraste aquele excelente catálogo de solos anteriores, encontrarás muito o que gostar aqui. E, claro, se tu só conheces Liv via Leaves' Eyes (ou Theatre Of Tragedy), este é um bom lugar para começar também.


Temas:

01. Our immortal Day
02. No Makeup
03. Maligna
04. Gravity
05. In Your Blue Eyes
06. River of Diamonds
07. Pictured Within
08. Shaolin Me
09. Love Me High
10. Serenity
11. If I am Dreaming
12. True Colours

Músicos:

Liv Kristine Espenaes - Vocals
Tommy Olsson - All Instruments, Backing Vocals

Sem comentários:

Enviar um comentário